Klickpages


O Futuro é Agora!


SOBRE O EVENTO
O Congresso OnLine surgiu de uma caminhada profissional e amadurecimento da crescente necessidade de esclarecimento e informação, da comunidade jurídica e civil, sobre o papel da advocacia na mediação e nos meios consensuais em geral. O objetivo principal é juntar profissionais de altíssima qualidade com um propósito comum: partilhar informação e conhecimento para o desenvolvimento, profissional e pessoal, das diferentes carreiras jurídicas. Em 2019, o tema foi: advogar na mediação - quebrando paradigmas e em 2020, o tema é: advocacia consensual - o futuro é agora.
Saiba mais

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Segunda-feira - 25 maio

Imagem
11:30
ABERTURA
por Dulce Nascimento com Exposição do Professor Doutor

Kazuo Watanabe
Desembargador Aposentado do Tribunal de Justiça de São Paulo; Mestre
e Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da USP; Professor-Doutor
Sênior de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade
de São Paulo; Doutor Honoris Causa pela Keio University, Tokyo, Japão;
Membro da Comissão elaboradora do anteprojeto da Lei de Juizados
Especiais de Pequenas Causas (1.984), da Comissão de Revisão do Código
de Processo Civil (Ministério da Justiça, 1985); do anteprojeto da Lei de
Ação Civil Pública; do anteprojeto do Código de Defesa do Consumidor;
colaborou na elaboração da Resolução 125/2010 do CNJ; Fundador e ex-
Presidente do CEBEPEJ – Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas
Judiciais; Fundador e Presidente Honorário do Instituto Brasil-Japão de
Direito Comparado; Autor de inúmeros livros e artigos jurídicos, com
participação em simpósios, seminários, cursos e ciclo de conferências.
Imagem
14:15
Ana Luiza Etchalus
Advocacia colaborativa
Advogada graduada pela PUCRS. Mestranda em Direito do Comércio Internacional pela UPV – Universidade do País Basco - Espanha. Especialista em Psicologia Jurídica – IMED RGS. Mediadora Certificada pelo ICMFL e Faculdade Católica de Direito do Porto, Portugal. Advogada Colaborativa treinada pela Global Collaborative Law Council e BAR Association da Carolina do Norte(EUA). Membro da Comissão de Práticas Colaborativas do IBDFAM - RGS. Associada à GCLC – Global Collaborative Law Council. Associada ao ICAP – Insternational Academy of Collaborative Professionals. Associada à Associación de Derecho Colaborativo de Euskadi – Espanha. Associada ao Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas. 
Imagem
16:00
Bernardo Portugal
Negociação e renegociação contratual
Advogado Sócio do Escritório Portugal Vilela - Direito de Negócios. Bacharel e Mestre em Direito Comercial pela UFMG. Professor convidado do PDC - Programa de Desenvolvimento de Conselheiros da Fundação Dom Cabral. Negociador pelo PON - Programa de Negociação da Harvard Law School. Membro do Painel de Mediadores da CAMARB



Imagem
17:30
Napoleão Casado Filho
Resolução de conflitos de consumo
Graduado pela UFPB. Mestre e Doutor em Direito Internacional pela PUC-SP. Fellow e membro da Faculty List do Chartered Institute of Arbitrators de Londres. Vice-Presidente do capítulo brasileiro do Chartered Institute of Arbitrators. Advogado e árbitro em São Paulo. Sócio de Clasen, Caribé & Casado Filho Sociedade de Advogados.


 

Imagem
19:00
Fernanda Levy
Relevância das boas práticas nos processos consensuais e o papel do CONIMA
Mediadora privada certificada pelo International Mediation Institute (IMI). Desde 2002, atua como mediadora em diversos casos envolvendo disputas comerciais e civis. Integra o painel de mediadores das principais instituições de mediação do país, do Singapure Mediation Centre e do International Institute Conflitct Prevention and Resolution (CPR). Agraciada, pelo terceiro ano consecutivo, com o prêmio Best Mediators 2020 pela Leaders League. Doutora em Direito pela PUC/SP., Levy leciona Mediação e Arbitragem em diversas Universidades e Centros de Estudos. Co-coordenadora do curso de Mediação e gestão de conflitos Organizacionais da FGV-SP. Presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem- (CONIMA) .

Terça-feira 26 maio

Imagem
08:15
Valéria de Sousa Pinto
O novo olhar sobre a advocacia
Advogada e mediadora em Curitiba-PR, Brasil. Presidente da Comissão de Mediação da OAB/PR. Membro da Comissão de Advocacia Colaborativa da OAB/PR. Membro daComissão de Práticas Colaborativas da OAB/SP. Mediadora certificada pelo Straus Institute for Dispute Resolution in Pepperdine University – California – USA. Mediadora certificada pelo ICFML-IMI. Advogada colaborativa certificada pelo IBPC – Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas.


Imagem
10:00
Lucas Mendes
Virtualização do mundo e o papel da arbitragem
Advogado. Sócio de Laudelino Mendes Advogados. Atuante em negociações e contenciosos complexos em direito cível e comercial. LLM Queen Mary, University of London (merits). Idealizador e coordenador do Curso Prático de Arbitragem – CPA. Desenvolvedor dos módulos de arbitragem comercial, trabalhista e esportiva. Professor em diversas instituições de ensino. Membro do CBAr e da comissão de arbitragem da OAB/RJ.



Imagem
11:30
Carlos Eduardo Vasconcelos
Condições, saberes e inteligências para a consensualização na advocacia.
Mestre em Direito pela PUC/SP. Especializado e com experiência em direito tributário/empresarial. Estudou nas Universidades de Harvard (EUA), Georgia (EUA) e na FGV/RJ. É negociador, mediador, árbitro, autor, palestrante e docente em pós-graduações. Foi Diretor do Curso de Direito e Coordenador de Práticas Jurídicas e Restaurativas da UNIFG/PE. Foi Diretor de Mediação e Vice-presidente do CONIMA. É Consultor do ICFML e do CONIMA. É Membro da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal e Conselheiro da OAB/PE. Membro do Instituto dos Advogados de PE. Palestrante emérito e professor honorário da ESA/PE. Professor “Honoris Causa” da FOCCA - Faculdade de Olinda. Integrou Comissão de Juristas que elaborou anteprojeto da atual Lei de Mediação. Autor de inúmeros artigos e obras jurídicas, com destaque para “Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas” (6ª ed), São Paulo: Método, 2018.
Imagem
14:15
Flavio Crocce Caetano
Histórico da Lei de Mediação e desafios atuais
Advogado. Professor de Direitos Humanos da PUC SP. Mediador pelo Mediare Rj e Imab SP. Ex-Secretario Nacional de Reforma do Judiciário. Coordenou a Comissão de Especialistas que elaborou o texto do Projeto de Lei de Mediação. Presidente da Comissão de Modernização e Inovação do Sistema de Justiça do Conselho Federal da OAB.


  

Imagem
16:00
Daniela Recchioni Barroso
Negociação do conflito na saúde - direito médico
Consultora jurídica e advogada. Mestre em Direito Público e pós-graduada em Processo Civil pela PUC MINAS. Doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da UFMG. Coordenadora Adjunta da Pós Graduação em Direito Processual Civil do CEDIN – Atividades de Aprendizado Prático e Avaliativo. Membro da ACADEPRO (Academia de Direito Processual) e membro da Comissão de Direito Médico da OAB/MG. Advogada na Mediação certificada pelo ICFML – Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos. Mediadora certificada pela CAMARB. Professora da área de Direito Processual Civil em cursos de Graduação e pós graduação. Larga experiência em Direito Médico, inclusive lecionando em cursos de graduação e pós na área.Autora de vários artigos na área jurídica.
Imagem
17:30
Alexandre Palermo Simões
Habilidades de negociação para a advocacia
Graduado e pós-graduado pela USP. Advogado. Mediador certificado. Negociador treinado e professor de Negociação, Mediação e Arbitragem. Sócio de Ragazzo, Simões, Lazzareschi e Montoro Advogados em São Paulo.



  
Imagem
19:00
Carlos Savoy
Plataformas on-line para a advocacia
Trabalha desde 2010 na Área de Mediação de Conflitos e Direitos Humanos, atualmente é o CEO da SBB Soluções, Consultor da Adam Sistemas no projeto de mediação online da AASP e Coordenador de Mediação na Cimec – Câmara Intersindical de Mediação de Conflitos. Atuou como consultor de mediação na Mediato Consult, como Dir. de Operações do Leegol (mediação online do Reclame AQUI) e, como instrutor/mediador na Sec. Municipal de Direitos Humanos de São Paulo e na formação da Guarda Civil Metropolitana. É membro da Comissão da Advocacia na Mediação OAB/SP (2019-21), Secretário da Associação Brasileira de Medição, Arbitragem e Conciliação, da Comissão de ODRs da Associação Brasileira de Lawtechs, Coordenador de ODR da Comissão de Mediação da OAB Jabaquara e da Comissão de ODRs do Café com Mediação.

Quarta feira 27 maio

Imagem
08:15
Ana Luiza Isoldi
Perguntas poderosas para a advocacia consensual
Advogada e mediadora, certificada pelo ICFML – IMI, trabalha com mediação privada há quinze anos. Recebeu a menção como Brazil´s Best Mediators, pela Leaders League em 2019 e 2020. Formada em Direito pelo Mackenzie, fez mestrado em Direito do Estado na PUC/SP e em Negociação e Mediação na IUKB (Argentina). Participou de formações em práticas colaborativas, dinâmica dos grupos, coaching, constelação e hospedagem. Fundou a ALGI Mediação. Desenvolveu ao longo de sua vida profissional funções institucionais no CONIMA, CBAr, ICFML, OAB, SBDG. Atualmente está como Presidente da Comissão da Advocacia na Mediação e Conciliação da OABSP. Em cursos, workshops e palestras encontra espaço para estar com pessoas e desenvolver sua criatividade.
Imagem
10:00
Ivaldo Prado
Advocacia nas relações empresariais e societárias
Advogado. Administrador. MBA em Gestão Empresarial/FGV. Pós-Graduado em Direito Processual. Mestrando em Resolução de Conflitos e Mediação. Presidente da Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial do Maranhão (CBMAE-MA). Presidente da Comissão de Conciliação, Mediação e Arbitragem da OAB-MA. Membro da Comissão Especial de Arbitragem da OAB Federal. Membro do Colégio de Presidentes das Comissões de Mediação da OAB Federal.
Imagem
11:30
Andrea Maia
Diagnóstico e mapeamento do conflito
Sócia fundadora da Mediar360 – Plataforma Inteligente de Resolução de Conflitos. Vice-Presidente de Mediação do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem – CBMA. Membro do Painel Global do CPR - International Institute for Conflict Prevention and Resolution. Mediadora credenciada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2013. Mediadora Certificada pelo CAO – Compliance Advisor/ Ombudsman - braço independente de resolução de controvérsias do Banco Mundial. Colunista do site “Kluwer Mediation Blog”. Listada na publicação Who´s Who of Commercial Mediation, de 2013 a 2019. Coordenadora do Curso Métodos Online de Resolução de Disputas da Future Law.
Imagem
14:15
Asdrubal Júnior
Arbitragem expedita para revisão de contratos
Advogado. Pós graduado em Direito Público. Mestre em Direito Privado. Doutorando em Direito na UMINHO. Presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas International Observatory of Justice. Apresentador do programa Momento Arbitragem. Mediador Certificado ICFML. Integrante da lista de Árbitros de diversas instituições. Articulista com mais de 120 trabalhos publicados. Professor de Negociação, Mediação e Arbitragem. Diretor Técnico da Câmara de Mediação e Arbitragem da ACDF CBMAE
Imagem
16:00
Camile Costa
Negociação para a nova advocacia
Consultora Jurídica em Estratégia Negocial e Propriedade Intelectual, com LLM em International Comercial Law and Dispute Resolution pela Swiss International Law School e formação em Negociação pela CMI Interser em Harvard. Mediadora, fundadora da Sermais.me, organizadora do Meeting de Negociação, membro da Comissão de Mediação e Práticas Restaurativas da OAB/RS, moderadora do Grupo de Estudos da ESA-OAB/RS em Direito e Inovação e membro consultivo da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB.
Imagem
17:30
Mônica de Salles Lima
Novas habilidades na gestão de conflitos e o DPC do ICFML
Sócia de Fonseca e Salles Lima Advogados Associados. Advogada, graduada pela UERJ. Pós-graduada em Direito Civil e especialização em Direito Civil-Constitucional. Mediadora com formação MEDIARE em Mediação de Conflitos e em Mediação e Negociação pelo Program on Negotiation at Harvard Law School Executive Education. Mediadora Judicial. Mediadora Avançada certificada pelo ICFML. Advogada Certificada em Mediação pelo ICFML. Vice-Presidente do Programa DPC do ICFML. Membro da Comissão de Mediação da OAB/RJ e integrante de diversas listas de mediadores no Brasil, entre elas: CBMA, CAM-CCBC, FGV, MEDIARE e OAB/RJ
Imagem
19:00
Carlos Pessoa Aquino
Carreira sólida e desafios na advocacia
Advogado militante. Professor da Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Ex Juiz do TRE/PB. Ex Procurador Geral do Município de João Pessoa-PB. Foi Secretário de Estado Adjunto da Justiça Cidadania e Meio Ambiente. Autor de diversos artigos e livros publicados. Secretário Geral da Escola de Contas do TCE/PB. Diretor Regional do Instituto dos Advogados Brasileiros -IAB. Diretor do IBDFAM/PB e da ABRACRIM/PB. Palestrante.

Quinta feira - 28 maio

Imagem
08:15
Jackeline de Azevedo & Rissiane Goulart
Advocacia 5.0
Jackeline é advogada, mediadora com experiência nacional e internacional e consultora empresarial. Secretária Geral da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SC. Mediadora certificada Estado de Ontário – Canadá. Especialista em Alternative Dispute Resolution pela Humber College em Toronto - Canadá. LLM em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Advogada capacitada em Práticas Colaborativas pelo IBPC. Sócia fundadora do Goulart Azevedo Advogadas e Associados. Autora de artigos e livros na temática de resolução de conflitos.
Rissiane é Presidente da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SC,,Membro da Comissão Especial de Mediação e Conciliação do Conselho Federal da OAB.Mediadora judicial e extrajudicial . Diretora de Mediação da CMAA- Câmara de mediação e arbitragem da Acif - Florianópolis/SC. Mestre em Direito Internacional pela Golden Gate University -San Francisco - California -Estados Unidos. Especialização em Direito Norte Americano pela UC Berkeley - University da California - EUA
Imagem
10:00
Tiago Retes
Inovação dos negócios jurídicos processuais
Mestre e bacharel em Direito pela UFMG. LL.M (Master of Laws) pelo IBMEC. Diretor Executivo do IDPro. Professor da Universidade Estácio de Sá. Advogado




  

Imagem
11:30
Samantha Pelajo
Controle do resultado final na resolução de conflitos
Advogada com formação em práticas colaborativas. Mediadora formada pelo MEDIARE, certificada pelo ICFML (avançado) e pelo TJRJ (sênior). Doutoranda pela UFF. Mestre pela UFF e pelo IUKB. Atua na mediação de conflitos familiares, sucessórios e oriundos de empresas familiares. Conselheira efetiva da OABRJ, cofundadora e presidente de suas Comissão e Câmara de Mediação de Conflitos (2010-2018). Vice presidente da Comissão de Mediação de Conflitos da OABCF. Professora da PUC-Rio, co-fundadora e coordenadora de seu Grupo Interdisciplinar de Mediação de Conflitos. Associada co-fundadora do Instituto MEDIARE. Docente e supervisora do MEDIARE Cursos. Co-coordenadora e coautora dos livros "Mediação no Novo Código de Processo Civil", “Mediação para iniciantes, praticantes e docentes” e “Comentários à Lei de Mediação”.

Imagem
14:15
Augusto Tolentino
Soluções Extrajudiciais de Conflitos em Tempos de Crise - O Papel das Câmaras de Mediação e Arbitragem
Advogado sócio de Tolentino Advogados. Presidente da CAMARB – Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial – Brasil e do seu Conselho Consultivo. Bacharel em Direito pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. LLM pela Universidade da Califórnia (EUA). MBA em Finanças pelo IBMEC

  

Imagem
16:00
Lúcia Rosas
Perfil da advocacia nas práticas colaborativas
Advogada Colaborativa pelo Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas - IBPC. Mediadora Extrajudicial pela Algi/Mediaras- Brasil Argentina, certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos - ICFML. Presidente da Comissão de Práticas Colaborativas e Extrajudiciais da OAB/Ba. Presidente da Comissão de Mediacao e Praticas Colaborativas do IBDFAM. Mediadora judicial pelo CNJ. Facilitadora de oficinas de Parentalidade e Divórcio pelo CNJ. Psicoterapeuta Sistêmica de Família. Consteladora Familiar em TSFI. Mestre e doutoranda em Família na Sociedade Contemporânea pela UCSAL. Sócia fundadora da INTELLIGERE-Mediação. Graduada em direito pela UFBA
Imagem
17:30
Leandro Rennó
Gestão de conflitos em tempos de crise
Sócio da Sion Advogados. Head da área de Arbitragem e Mediação. Doutor em Direito pela Université de Versailles (França). Mestre em Direito pela PUC Minas. Advogado com mais de 20 anos de experiência na atuação em arbitragem, mediação, prevenção, gestão e resolução de disputas. Rankeado pela Leaders League como um dos mais recomendados mediadores do Brasil por três anos consecutivos. Professor da PUC Minas


Imagem
19:00
Danilo Miranda
Arbitragem trabalhista sumária
Procurador Federal da Advocacia-Geral da União. Sócio fundador da Câmara de Mediação e Arbitragem Especializada - CAMES. Mestre em Direito pela PUC/SP. MBA em Finanças pelo IBMEC. Trabalhou na Procuradoria Federal junto à PREVIC de 2010 a 2015, tendo integrado no mesmo período a Comissão de Mediação, Conciliação e Arbitragem - CMCA da PREVIC. Diretor do Instituto Brasileiro de Previdência Complementar e Saúde Suplementar - IPCOM. Professor no MBA em Economia e Gestão: Previdência Complementar da FGV-DF. Vice-presidente do Comitê Jurídico da Amcham-GO. Presidente do Conselho Fiscal do CONIMA.

Sexta feira - 29 maio

Imagem
08:15
Silvia Rodrigues Pachikoski
Repactuação dos contratos
Advogada formada pela Faculdade de Direito da USP, com extensão universitária em Processo Civil pela PUC/SP e em Direito Societário pela FGV/SP. Estudos em Arbitragem Comercial Internacional na Washington College of Law. Sócia de Rodrigues Pachikoski e Staffa Neto Sociedade de Advogados, com mais de 25 anos de experiência, vem atuando como árbitra em diversos procedimentos arbitrais nacionais e internacionais. Vice Presidente do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC). Coordenadora da Comissão de Assuntos Legislativos do CBAR, Conselheira eleita e Diretora da Associação dos Advogados de São Paulo. Membro da Comissão de Juristas do Senado Federal para alteração da Lei de Arbitragem.
Imagem
10:00
Olivia Frust
Dimensão das Práticas Colaborativas
Advogada colaborativa. Mediadora de conflitos. Co-fundadora e presidente do Instituto Brasileiro de Práticas Colaborativas - IBPC. Docente certificada pela Academia Internacional de Práticas Colaborativas - IACP. Autora da prática vencedora da X edição do Prêmio Innovare na categoria advocacia.



Imagem
11:30
Valeria Ferioli Lagrasta
Magistrado na busca de consenso
Juíza de Direito da 2ª Vara da Família e das Sucessões da Comarca de Jundiaí. Pós-graduada em Métodos de Soluções Alternativas de Conflitos Humanos pela Escola Paulista da Magistratura (2009). Formada em Mediação Judicial (“Mediation and the Judicial System”) e Negociação e Mediação Avançadas (“Negociation and Mediation Advanced”), pela Columbia University (2012 e 2013). Vencedora do VII Prêmio “Conciliar é Legal”, do Conselho Nacional de Justiça, na categoria Juiz Individual. Formadora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados – ENFAM. Membro do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – NUPEMEC do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.
Imagem
16:00
Roberto Adam
Tecnologia no acesso à justiça privada
Especialista em tecnologias para Conciliação, Mediação e Arbitragem. CEO da Adam Tecnologia, fornecedora para cerca de 500 câmaras privadas. Coordenador do Comitê de ODR (Online Dispute Resolution) do Conima – Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (2018/2020). Superintendente em Santa Catarina do Conima (2015/2020). Presidente da Fecema – Federação Catarinense das Entidades de Mediação e Arbitragem (2017/2021). Membro da Comissão de Arbitragem da OAB/SC (2019/2021). Membro da Comissão de Conciliação e Mediação da OAB/SC (2019/2021).

 

Imagem
17:30
Dulce Nascimento
Advocacia Consensual na prática
&
ENCERRAMENTO DO EVENTO
Especialista em resolução estratégica de conflitos. Advogada Consensual e Colaborativa, com OABr e OAPt, certificada IMI e Master ICFML para advogar na mediação, membro do IPC. Mediadora especializada privada, certificada pelo International Mediation Institute - IMI e Master ICFML, integrante de listas institucionais privadas e públicas. Professora, Mentora e Autora de diversos projetos consensuais online, em especial a CHAVE para ADVOGAR na MEDIAÇÃO. Coordenadora Nacional da Pós Graduação Ead em Mediação, gestão e resolução de conflitos na Pós-Esa. Coordenadora da Mediação, Conciliação e Arbitragem na ESA-OABMG. Membro da Comissão Nacional de Mediação e Conciliação do CFOAB. Mestre em Direito e Pós-Graduada em Gestão de Pessoas. Juíza do Tribunal de Proximidade (2008-2013).

APOIADORES INSTITUCIONAIS

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

COMISSÃO ORGANIZADORA

Imagem
Imagem
Imagem
© 2020 DUMANA - Consenso e desenvolvimento | todos os direitos reservados